terça-feira, 13 de outubro de 2009

Radical? Eu?! E a sua alcunha, qual é?












Este é um post totalmente pessoal. O nosso blog privilegia as ideias coletivas, democráticas e de total responsabilidade de quem as escreve. E é sobre o que eu escrevo que quero dissertar. Eu não deveria, não, eu realmente não deveria vir "explicar" minhas posições ideológicas, mas vou. A política pessoal de cada um atravessa paredes com a velocidade de propagação do som no ar, é muito rápido e como telefone sem fio, chega no ouvido do último interlocutor sempre torta. E ninguém melhor do que o próprio "radical" para defender sua radicalidade. Ou seria menosprezar a hipocrisia alheia? Deve ser a mesma coisa.
O criticismo é minha essência. A observação é um dom. A oratória é um treino. A justiça é um ideal. E a verdade é o instrumento da Revolução, primeiro pessoal e depois do meio. Alguns riem, outros acham que é utopia. E tem ainda um grupo de muito desprezo meu, que é o dos indiferentes. Eu aprendi, talvez ouvindo música ou por um sopro divino ou não, que o mundo muda a cada gesto teu. Não espere Deus. Nós somos Deuses. Ele nos quer Deuses. Isso é blasfêmia? Não, isso é vida. É a minha Procura Pela Felicidade. Só assim vou ser completo. Quando nascemos, uma de nossas responsabilidades é buscar pela felicidade, pra alguns está na religião, outros na música, outros no dinheiro, a minha é a justiça.
Não sei como isso começou, nunca alguém me orientou: "Olha, leia isso. Isso é bom." - Não! Ser seu próprio Deus é o caminho para vida. Você acha que Deus, o unipotente, o faria de fantoche? Não é isso que ele quer de nós. Não é isso que você deve desejar pro seu Deus (você). Na vida, todos temos que escalar montanhas. É aquele vai e vem, aquela loucura, é choro é riso, gritos e palavras bonitas, é poesia e é guerra. É essa tragédia humana que me fascina e que impulsiona pra luta.
Até agora, eu só fui poético (tentei), só fui romântico, liricista, filósofo e qualquer outra coisa mais. E onde está o extremista que há em mim? Ainda não o encontrei! Se palavras duras machucam os alienados, pessoas perdidas nas trevas ou na nuvem utópica do amor perfeito, eu peço desculpa. Não é rindo 24 horas por dia que eu vou mostrar o quanto feliz eu sou. Ghandi, um grande ativista e adepto do Satyagraha foi perfeito nesta frase: "Seja em você a mudança que quer para o mundo". Isto é talvez uma das realizações mais difíceis do mundo. Se posicionar contra a opressão, hastear uma bandeira e ir à luta. Com fé no seu ideal, com fé na mudança, com fé no mundo. O mundo lá fora também é exemplicado muito bem em outro idealista, italiano, Antonio Gramsci que disse: "Sou pessimista pela inteligência. Mas, sou otimista pela esperança." Não é belo o que ele disse? O mundo é uma grande metáfora... uma linda metáfora. Sou pessimista e sou otimista ao mesmo tempo. Aliás, os dois são parceiros fundamentais. O otimismo, sozinho, é como um presente lindo, maravilhoso, aquela caixa esplêndida, bucólica, perfeita. Só que no interior da caixa, há um grande vazio. O pessimista, é completamente feio por fora. É horrendo, tem aparência negativa, exala o mau humor. Porém, dentro da caixa do pessimismo há um lindo conteúdo, há nele uma racionalidade plena e compacta, perfeita. E se tornaste pessimista, foi porque um dia fora um otimista desiludido. Portanto, a radicalidade da militância, seja de qual ideologia for: negritude, feminista, homossexual, qualquer uma é bela. As pessoas radicais são belas. São pessoas que a verdade nutre um total controle sobre o seu ser. São velhos com alma de crianças. Você abdica de tudo para lutar. Mesmo que a causa não seja sua. Mesmo que não lhe venha trazer nenhum benefício material. Mas, como renegar esse chamamento? É a nossa essência.
Jesus Cristo foi um radical. Martin Luther King foi um radical. Malcolm X foi um radical. Mussolini foi um radical. Stalin foi um radical. Hitler foi um radical. São seis personalidades radicais. Que mudaram o seu meio, algumas para o bem como os três primeiros e para o mal como os três últimos. Viu como a radicalidade é ao mesmo tempo perigosa e apaixonante? O homem que foi "Deus" para alguns foi um radical. O demônio do Século XX também foi um. Eu disse que o mundo era uma metáfora, vocês não quiseram acreditar.
Quando eu me posiciono de forma dura contra alguns grupos é porque é nítido sua ação perversa. Aliás, sempre que questiono ou luto, é sempre pelo coletivo. A individualidade, sempre tentarei separar. Quando eu, como entusiasta dos estudos das relações humanas peço à manutenção de Cotas e atribuo à alcunha de brancos racistas para a sociedade eu não sou um extremista. Pelo contrário, é o maior exemplo de afeto que eu posso oferecer pra quem ler o que eu escrever. Estou dando a orientação que eu não tive para que outras pessoas passem a serem mais participativas e menos ingênuas quanto às relações sociais. Se no meu lugar, uma companheira feminista viesse até aqui no blog PRAVDA e desforrar seu feminismo contra a sociedade MACHISTA e disesse que todos os homens são machistas, eu teria que aplaudí-la. Aplaudiria mesmo. Os homens são machistas, sim! Eu não fico ofendido por isso, pois sei o quanto somos prejudiciais para às mulheres. E esta possivel feminista, seria uma extremista na sua concepção? Claro que não (para mim!) Você queria que ela viesse aqui dizer que existem homens bons e homens ruins? Isso todo mundo já sabe. É utopia, é discurso de pessoas que ainda não atingiram outras alternativas de mudança que não seja o discurso adocicado. Aliás, se ela fizesse isso, (falasse de forma menos objetiva) todos os homens iriam querer fazer parte do grupo de isentos de culpa. Dos não machistas. E pra haver mudança, para que eu como homem, passe a perceber o quanto o fato de eu ser homem e PARAR de sustentar um status quo(*) de superioridade na sociedade para com às mulheres é que vai me alterar. Eu vou me situar da seguinte maneira: "Olha, tudo isso que ela falou é verdade. As mulheres sofreram muito e é óbvio que não é culpa delas, que elas não são inferiores, que elas não apoiam o preconceito contra si próprias... como eu fui idiota. Tenho que apoiar essa causa tão bela." E não pensar como a maioria faz: "NOSSA! Que menina radical, olha... ela disse que TODOS OS HOMENS SÃO MACHISTAS! Ela me ofendeu. Eu não sou machista, claro que não... eu sou do bem. Não importa o que os homens fizeram com elas no passado. Passado é passado. Elas é que não se dão valor." - é assim que um radical pensaria (1º aspas) e é assim que um porco pensaria (2º aspas). Um lixo intelectual pensaria assim (2º aspas). Um maldito pensaria assim! Como vocês querem que as mulheres reivindiquem seus direitos sem falar da realidade masculina, de como ela é maléfica? Vocês querem que elas continuem submissas e adotem um discurso "políticamente correto" (INCORRETO!) apenas pra não ofender 0,00001% da sociedade masculina? Elas estão é certissímas. É golpeando a classe que vamos mudar o mundo. É uma tática simples de guerra! Afinal, seres humanos não passam de massas de manobras. Copiam. Copiam sempre. Por isso que temos que ser RADICAIS MESMO, lutarmos pela verdade, proferir em alto e bom som nossas ideias, interessarmos por política, e mudar o mundo. Essa é a beleza da radicalidade. É nisso que eu acredito. É assim para todos: para os negros, para os brancos, para homens, mulheres, hetéreos, homos, cristãos ou ateus. Quando eu chamar alguém de branco racista, é no mesmo contexto que a feminista chamaria o homem de machista. Quando o gay chamar o hetéro de falso cristão e intolerante, ele estará certo. Sem choro nem vela! Portanto, não chorem! Não se assustem! É a essência. É a verdade. Não se acovarde. Não tenha medo do inferno. Aliás, transforme o inferno que é aqui. Construa você mesmo o paraíso. Junte-se a nós, pessoas radicais.

"Seja em você a mudança que quer para o mundo" Mahatma Ghandi (Leiam Ghandi no Wikipédia!)

PS: Se você for medroso, fraco ou hipócrita... saia correndo do mundo! Vá viver nas colinas. Viva de brisa, lá! Aqui, o único determinismo que vai triunfar será das pessoas que buscam o mundo pelo amor. Pela ideologia. Pela luta! Pela radicalidade! A imprensa, a igreja, todas essas instituições são grandes arrebatadores de pessoas que não querem nada na vida, que não são nada, a não ser egoístas. Continue sendo o que você quiser, só não seja imbecil ao ponto de lutar contra pessoas que querem fazer daqui um lugar melhor.

E aí, vai vestir a camisa ou vai continuar perdido nas trevas?
Precisamos de mais tropas para revolução. Todos somos iguais. Venha! Precisamos de você!

Legenda: (*) - (continuar usufruindo dos privilégios que meu genêrio oferece nessa sociedade machista)
(**) - é só golpear o líder (a classe, seu pensamento e suas atitudes) que você vence o restante.

3 comentários: