quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ao mestre,com carinho!





Quando eu entrei na pré-escola aquilo pra mim parecia uma fabrica de sonhos e de sabedoria, na qual o professor (a) era a peça principal. Era mágico e encantador, se me perguntassem o que eu ia querer ser quando crescesse com certeza eu diria PROFESSORA!
Todo dia eu chegava em casa depois da aula e bombardeava minha mãe com tudo aquilo que eu tinha aprendido...As vezes quando eu ficava doente era preciso minha mãe me dizer que era feriado ou que não tinha aula, porque eu queria ir de qualquer jeito...Não ir significava um dia perdido assim como um domingo chuvoso não é muito aproveitável...
Confesso que não me dava bem com as outras crianças, não via muita graça... Eram as professoras, os funcionários, a merendeira, a direção... Era esse mecanismo que me instigava. Um dia eu ia ser um deles!
Na terceira serie do ensino fundamental eu conheci o teatro, a magia de estar em cena... Conheci o orgulho de ver a aprovação da platéia. Apresentamos uma peça para a escola toda e depois em um dos eventos da cidade, apesar de lembrar grande parte da falas não me recordo do titulo, só sei que era sobre o Drácula. Eu podia ver nos olhos das pessoas a mesma admiração que via em mim com relação à escola. É... Naquele momento eu era como eles!
O tempo passou e com ele essa minha ingenuidade e confesso que passou também a minha admiração... Eu conheci o “sistema” e toda sua sujeira, descobri que é ele quem controla a educação... Conheci profissionais sem a menor vocação, que apenas exercem por conta do salário...
Hoje eu sei que não quero ser um deles... Hoje eu sei que não posso generalizar... Eu aprendi a admirar as pessoas por trás da profissão e não somente a profissão.
Sinceramente, tive a honra de conhecer professores que tem o dom de ensinar com tanta maestria que transcende e deixa os profissionais ruins recolhidos em sua insignificância.
Não... Não falo de matéria, matéria é importante sim, mas não é o primordial!Eu posso me esquecer de tudo na hora do vestibular, mas me lembrarei pra sempre das lições de vida!
Foi espelhando em mestres que descobri o tipo de pessoa que quero ser ou ainda o tipo que não quero...
Pretensiosa como sou, quero um dia ser como essas pessoas que acreditaram nos meus sonhos e tiveram a capacidade de ver talento onde nem eu mesmo via. Pessoas que me fizeram e me fazem acreditar que posso conseguir tudo que eu quiser e que às vezes me presenteiam com a sensação de quase tocar o céu, num quase vôo.
Eu sei que é pouco, mas tudo que posso é agradecer e desejar que outros alunos tenham a mesma sorte que eu tenho e que possam aproveitar tudo que os professores tem a ensinar!
No mais, Feliz Dia dos Professores!


Jéssica Elisa Posenato

8 comentários:

  1. Caracaaa, to virando fã dessa escritora... Dale Jéssica....

    ResponderExcluir
  2. jessica adorei o texto!!!!!
    continua assim!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!! Simplesmente lindo... ser professor é foda... tem que ter vocação...

    ResponderExcluir
  4. Quase não consigo ver as letras na tela.Estou em prantos.Vc tem muito mais valor do que pode imaginar e graças a Deus, voltou a sonhar!!!!!!!!!!Bjus

    ResponderExcluir
  5. O professor deveria ser o mais valorizado...é ele quem dá origem a todas as outras profissões!


    Adorei o texto...que bom que tem professores que te inspiram!

    ResponderExcluir