quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Criança é chamada de "macumbeira" e "chimpanzé" em escola da Serra

Imagine o que é para uma criança negra ser chamada de "macumbeira", "neguinha", "chimpanzé" e tantos outros termos ofensivos? E o mais grave dessa história é que isso aconteceu dentro de uma escola municipal da Serra. Uma das vítimas é uma menina que ainda nem entrou na adolescência, mas que já sofre traumas. Não consegue nem mesmo se lembrar do que aconteceu, sem começar a chorar.

"Eles me chamaram de macumbeira, macaca... Eles me vêem e falam assim: 'Ai que susto!'", contou a menina. E até os professores, segundo ela, são preconceituosos. "A professora falou com minha mãe que ia me levar no salão para repuxar meu cabelo. Eu nem tenho vontade de ir para a escola, porque eles me xingam", conta, chorando.

E o irmão mais novo dela sofre com o mesmo tipo de coisa. "Eles ficaram me xingando de macaco, feio, de neguinho da África e chimpanzé", disse.

O comportamento racista dos colegas de escola dos filhos deixou a mãe indignada. Ela procurou a direção da escola, mas não recebeu a atenção devida. "Ela me falou que era só as crianças que implicavam, que meus filhos é que procuravam colocar apelido nos outros. Ele não quer mais aceitar a cor dele", disse.

A Secretaria de Educação da Serra informou, por meio de assessoria de imprensa, que a mãe dos alunos foi ouvida pela direção da escola, na época dos fatos. A secretaria diz ainda que um trabalho pedagógico foi feito nas salas de aula e, no próximo mês, a unidade de ensino sediará um evento sobre a importância da consciência negra.

"Isso é racismo brasileiro. É o tipo de racismo que existe no país. Velado, mas que é como ácido, que vem corroendo desde a infância até o fim da vida da pessoa. É isso que faz o negro não se aceitar como negro", afirma Josy Karla Damasceno, do Fórum Estadual de Entidades Negras.

.

Sua vida tem sentido?

Notícia disponível em: http://www.folhavitoria.com.br/site/?target=noticia&cid=8&ch=42b8b6ee834b509e9f20907ed3b10d02&nid=145683

Sugestão: assista o vídeo

5 comentários:

  1. Não sei onde fica. Eu tava navegando e me pinta essa noticia. É o genocidio de uma pessoa. É o fim dela. Procure esta garota daqui há alguns anos e verá como ela está.

    ResponderExcluir
  2. Isso é terrível, é o pior é que é muito comum. As pessoas que praticam o racismo não veem nele nenhum problema, é difícil colocar-se no lugar do outro. Ainda acho que o valor que mudaria muita coisa errada e injusta no mundo seria a ética. se todos vivenciassem esse valor ... ah, esqueci, esse valor precede um sentimento muito primata, o amor...

    ResponderExcluir