sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dentro de um único mundo existem vários mundos.


Meus caros brancos:

Amanhã de manhã você acorda. Mora num bairro que demora quase duas horas pra chegar ao trabalho. Pra ganhar R$ 600. Liga a tevê. Apresentadores negros, repórteres negros, atores negros. Há um branco, que faz papel do motorista da madame negra.

Vai ao trabalho. O trem lotado de gente branca. Ao chegar, seus patrões são todos negros. Os clientes, todos negros. Você e os outros empregados, branquinhos. E fica lá o dia todo. Na volta, já começa a escurecer. Bairro nobre. Só negros na rua. Alguns atravessam a rua com medo de você. Começa a chover e você tenta pegar um táxi. Demora pra algum parar. Você é considerado mal-encarado. Desiste e para no bar.

O atendente, branco, pergunta a você: "E aí, brancão! Vai beber o quê?". Você bebe algo e vai até a linha de trem. No caminho, a polícia te para, abruptamente. "Ei, branquelo, mãos pra cabeça". Te revistam, abrem sua carteira, cheiram dentro. Te liberam, sem sequer pedir desculpas.

Você entra novamente no trem. Só brancos. Compra uma revista de moda pra passar o tempo. Modelos negras. Repórteres negros. Matérias de como enrolar o cabelo, de começo deixá-lo bem crespo.

Chega em casa, na subida de um morro só com brancos. Liga a tevê. Políticos negros, ministros negros, empresários negros, atores negros. Na matéria policial, o presídio está lotado de brancos. Na novela, a única branca é a babá de uma família negra que mora no Leblon.

Assustador, né? Isso acontece todo o dia. Só que ao contrário.


PS: Todos nós podemos ser mais do que o normal quer. Seja mais. Faça mais.


AUTOR: BRUNO HOFFMAN
ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15680452615550398669

7 comentários:

  1. Tô esperando as pessoas que querem minha sutileza, minha implicidade, minha fraqueza comentar esta foto. É apenas uma propaganda né? Nada demais veem aí né? Sem mais.

    ResponderExcluir
  2. Você está falando dos "chifrinhos" colocados na pequena preta? Ou talvez da carinha de assustada dela? Os cachinhos de anjo da lourinha? Ah, mas a combinação preto e branco é bonita, Pedro, o contraste embeleza. Um abço, Meire.

    ResponderExcluir
  3. Exelente!

    obs: só o fato da inversão dos fatos já diz tudo, vc ter dito que era tudo ao contrario não era necessario, mas ficou muito bom.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Primeiro que o texto não é meu, e sim de militante amigo meu, um caucasiano de sobrenome alemão, só pra constar.

    ResponderExcluir
  5. não entendi, como o texto não é seu? Meire

    ResponderExcluir
  6. É de um amigo. Bruno Hoffman, que é militante também, então resolvi postar aqui.

    ResponderExcluir