quinta-feira, 8 de outubro de 2009

De roupa nova!






O menino de 9 anos que foi agredido na saída da escola, em São Joaquim da Barra, a 382 km de São Paulo, por colegas de classe e teve uma lesão na coluna. Ele teve de ser hospitalizado após receber socos e pontapés na cabeça e nas costas de pelo menos cinco meninos, todos com menos de 12 anos.

Reportagem na integra: http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=36250&mdl=27

Artigo de opinião.Tema: Bullying

O termo é novo,mas a situação é uma velha conhecida de muita gente.Caracteriza-se bullying toda e qualquer agressão intencional e repetida,sendo ela física ou moral,cuja qual não apresenta uma motivação evidente e que ocorre, de forma geral, entre estudantes.
Parece banal,mas essa pratica na maioria das vezes deixa resquícios de dor e angustia que acompanhara durante toda a vida quem é alvo dela.As vezes é um apelido maldoso,uma brincadeira que até mesmo o autor do bullying não percebe que o cometeu,mas é obvio que quem sofre com isso sempre percebe e isso deixa serias marca em sua personalidade.
As escolas parecem apenas se importar com esse problema quando ele é mais grave e gera mais visibilidade, como o caso da reportagem citada acima. Muitas vezes o oprimido sente vergonha de assumir que esta sendo importunado e não recorre à família e/ou direção da escola. Às vezes até mesmo o professor presencia uma situação de agressão verbal e não se pronuncia, automaticamente não corrige o problema e assim o bullying vem sendo perpetuado.
O que leva a um aluno se sentir no direito de humilhar o outro?Talvez tal situação seja reflexo de indivíduos que vem de famílias desestruturadas e que não recebem um bom alicerce no que se refere à educação e comportamento. De fato espera-se que corpo docente e os pais dos alunos assumam um posicionamento de maneira a resolver efetivamente tal infortúnio.
No mais,se hoje você é o praticante ou testemunha, amanha pode vir a se tornar a vitima.Se não puder ser uma pessoa consciente seja ao menos temeroso e pense que cuspir para cima pode cair na testa,prefira não arriscar!
Jéssica Elisa Posenato

3 comentários:

  1. é impressão minha ou vc escreveu isso por causa do caso Trombini? kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Sim,é impressão sua!Acho que você não prestou atenção no que escrevi...
    Até porque bullying são agressões frequentes sem nenhuma motivação,o que não foi o caso do Tiago,pois ele mesmo que indiretamente provocou a briga.Se fosse em relação a perseguição que muitos alunos tem com ele poderia até ser,mas se minha inspiração fosse baseada nisso eu já teria escrito esse texto a muiiito tempo!Realmente a história do garoto de nove anos me chocou e infelizmente essa situação é comum,me impressiona gente que não se choca com isso e faz até piadinha! =/

    ResponderExcluir
  3. Com certeza é uma situação antiga. Quem nunca sentiu qualquer tipo de humilhação dos colegas? E, como já foi dito, essa é uma situação que dia trás dia vai aumentando, uma vez que os respectivos responsáveis por esses jovens não tomam uma atitude para por fim ou pelo menos tentar minimizar situações desse tipo. O que mais me deixa indignado é que os principais responsáveis pela educação desses jovens estando no colégio, ou seja, os professores, muitas vezes passam de protetor a praticante, já que muitas vezes participam de burlas feitas de um colega a outro.
    Como a Jéssica deixou claro, isso na maioria dos casos ocorre por uma falta de estrutura dentro do núcleo familiar, e, uma vez que esses jovens não mudem suas formas de ser, de comportar, um dia também constituirão famílias, e é provável que seja famílias desestruturadas, já que foi assim que eles aprenderam a viver, um "circulo vicioso".
    Esse é um tema que deve ser reflexionado com muita atenção, pois, como se diz por aí: "os jovens de hoje serão o futuro de amanha". E não pode ser que o futuro seja tão agressivo.
    Parabéns pelo texto Jéssica.

    ResponderExcluir