quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Engenheiro é preso por suspeita de racismo contra segurança de escola.


Um engenheiro foi preso na Zona Sul de São Paulo por suspeita de racismo. A vítima é um segurança de uma escola infantil, vizinha à casa do suspeito. Os dois começaram a discutir na tarde de terça-feira (6) por causa do barulho dos alunos.

“Ele falou um monte de palavrão, continuou, foi para o meio da rua e fez gestos de preconceito comigo. Apontou o braço para mim, mexeu no braço dizendo que eu não valho nada, que minha cor não vale nada”, afirmou.

Notícia na íntegra: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1332210-5605,00.html

ARTIGO DE OPINIÃO - TEMA: RACISMO:

Novamente? Pois é. E depois são os negros que são racistas. São os pró-cotas (sociais e raciais) que estão criando um estado racializado. São os negros os mais preconceituosos consigo mesmo. E claro, tem aquela célebre afirmação: "No Brasil o preconceito é de classe e não de raça. Somos todos miscigenados."
O Brasil é um país miscigenado sim. A pessoa que escreve este artigo é proveniente de uma relação entre negros e brancos! Mas, o que isso mudou nas relações sociais no Brasil? Nada! Os primeiros "mulatos" como são comumente chamados os filhos de relações interraciais não vieram para este mundo sob a aura do amor. Os primeiros mestiços brasileiros são provenientes de estupros. O senhor estuprava a escrava e o mulato nascia. Vejam bem: a nossa mistura é proveniente de um estupro! E eu tenho nojo disso. O preconceito racial é de mão única no Brasil e essa mão é branca. Não adianta tapar o sol com a peneira - a verdade seja dita. O que vemos hoje, são milhares de brancos oportunistas e racistas criando situações de racismo ao contrário, criando teorias fantasiosas para impedir a ascenção real da classe negra brasileira. E esse tipo de racista é o mais perigoso. É aquele rato que comanda todos os outros ratos, que cegos, agem de forma cooptada (reprodução acrítica). E essa mesma cooptação também atinge os negros, que mais cegos ainda, se aliam à corja branca racista e por medo de represálias ficam como macaquinhos discursando contra às cotas, discursando contra o Estatuto da Igualdade Racial, contra os Termos de Ajustamento de Conduta e todos os outros dipositivos legais de diminuição de desigualdade e do ideário racista da sociedade brasileira. Casos como desse engenheiro são comuns minha gente, basta ter mais melanina na pele que o mundo passa a ser diferente. O mundo negro é diferente do mundo branco.
O desaparecimento do preconceito racial não está na padronização de conduta não, não é tratando (falsamente) igual que as coisas irão mudar. Enquanto a sociedade brasileira não passar a reconhecer e valorizar as diferenças, introduzir o estudo da História da África nas escolas, valorizar o fenótipo negro em todos os campos de mídia, o preconceito sempre irá existir. São como 2+2=4 e o pior: os racistas sabem disso. Ou vocês pensam que o racismo é apenas um "pré-conceito", uma ideia idiota e ultrapassada que todos dizem por aí? O preconceito racial, de genêro, de classe, todos foram criados para algum fim, que hoje se traduz na sociedade atual, como forma de exploração capitalista. O branco não quer ascenção social do negro, do índio, grupos históricamete sem mobilização social entrando nas universidades. Por quê? Primeiro, que o negro que chega à universidade chega por muito mais esforço, "tem que ser 2x melhor" pra poder vencer a concorrência acadêmica, a concorrência étnica e por último até de gênero, e chegando na universidade, suas ideias libertárias e conscientes serão estimuladas. Segundo, ter um diploma é um trunfo salarial, é qualificação e quanto mais qualificação - maior é o salário pago. Terceiro, quanto maior for a renda de um negro, melhor será sua qualidade da vida e melhor será sua educação - que fará dos seus descendentes futuros concorrentes em pé de igualdade contra os filhos do branco que citei no começo. E convenhamos, numa sociedade como a nossa, quando muitos pretos estão reunidos juntos, é notável aquele ranço da população... é só reparar. Então, o racismo vai desde uma ofensa racial até um sistema claro de alienação política-social do negro, para que ele continue servindo como mão de obra barata como fora nos séculos de escravidão. É por isso que este rato tem que ser preso e condenado. E o que mais me deixa feliz na matéria, além da prisão, é de que aquelas crianças que assistiram a cena, com certeza terão muito menos chances de vierem a se tornar brancos racistas. Ou negros cooptados. Tem um estudo que diz, que se um racista for repreendido, ele tem cerca de 70% de chances de NUNCA MAIS voltar a cometer atitudes assim. Por isso faça sua parte. Por isso eu clamo: COTAS SIM (todas), Estatuto da Igualdade Racial SIM e JUSTIÇA SIM! Enquanto não admitirmos essa culpa não há cura. E vamos juntos construir um Brasil realmente democrático.

Recado para os irmãos negros: Não deixem se iludir pelo discurso racista e elitista dos jornais, jornais são empresas que são patrocinadas por outras empresas, portanto não liguem para a pressão social dos brancos racistas com aquele discurso idiota: "cotas é atestado de inferioridade"; "cotas é racismo" e tantas outras coisas. Cotas é um atestado verídico de que o Brasil tem problemas sociais baseados na cor da pele. Cotas é produto do racismo branco. Se não houvesse racismo e a falta de inserção do negro na sociedade, eu garanto, que nós não precisaríamos disso. Muito pelo contrário... é só ver as melhores notas nas universidades: de quem são na maioria dos cursos? Dos pretos cotistas! Então, continua sempre com a cabeça erguida e lute pelos seus direitos.

Recado para os irmãos brancos: Tudo que escrevi aqui é real. Analise com calma e reflita se é verdade ou mentira. É verdade. Portanto, tente se ver dentro deste meio, reflita como você age e principalmente como indiretamente você é racista e contribui para a manutenção do sistema de exclusão. Não é porque sua empregada é negra que você não é racista. Pense bem e verá, que uma consciência limpa e ativista pela justiça social é o melhor legado que alguém pode deixar.

Pedro Henrique do Amaral.

8 comentários:

  1. Pedro, eu queria dizer uma coisa: tudo bem q esse blog foi feito para ser colocada a nossa opinião, mas, sem ferir os direitos humanos. Na minha opinião vc foi um pouco grosseiro e irreverente (em relação às críticas aos brancos). É verdade tudo o que vc falu? É. Porém uma crítica implícita bem sutil, com as palavras certas, pode ser bem mais violenta e surtir bem mais efito em sua intenção.
    Outra cois: o único ponto em que vc exagerou foi nesse finalzinho em relaçãoi às empregadas.Eu acho que a maioria das pessoas escolhe sua empregada ou por recomendação, ou por cobrar menos ou simplismente pq foi a primeira que apareceu.
    ps: eu tenho empregada e ela é branca.

    Bem, vc sabe q eu concordo c/ vc, mas ao mesmo tempo vc sabe q eu te acho radical demais quando se trata desse assunto, por isso eu procuro manter uma certa imparcialidade.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. O que dizer desse comentário?
    Bom,se fossemos desprezar os erros ortográficos e toda a controvérsia que a propria pessoa que o escreveu apresentou só restaria a pontuação...Maaaas tentando ver pela essência do comentário é por causa de gente que pensa assim que ainda existe preconceito,pra que tampa o Sol com a peneira?
    Por acaso você sabe o que são os Direitos Humanos?Pareceu que não...

    São pessoas como o Pedro que me fazem acreditar que nem tudo está perdido,um ótimo texto!Bobeira de quem fica criticando sem nenhum fundamento,mas a gente sabe que se falarmos a verdade que muitas pessoas não querem ouvir as críticas virão e isso serve pra pelo menos pensar que estamos um degrau acima dessa mentalidade massificada e desconexa!


    Ps:Alison,se você quiser expor sua opinião,ainda que uma opinião medíocre,tudo bem o blog foi feito pra galera se expressar,mas faça comentários e críticas ao texto e não para a pessoa que o escreveu!
    Se você quiser respeito comece aprendendo a respeitar o espaço alheio...

    ResponderExcluir
  3. Este texto toca em questões importantíssimas; além do racismo, as relações de poder e manipulação. Chama a atenção para o senso crítico social e aponta vários pontos de vista sobre situações que para muitos passam despercebidas, como a influência da mídia na formação de preconceitos.Gostei dessa informação sobre um estudo que aponta a diminuição de atitudes relacionada a uma reação do negro ou das instituições.Poeríamos pesquisar mais sobre ele e indicar mais dados aqui no blog, o que acham? bjus, Meire.

    ResponderExcluir
  4. É dificil fazer alguma critica a algum texto ser fazer relação com o seu autor, tanto que dei uma dica para que da proxima vez ele escreva um texto muito melhor, como sei que é capaz.

    Eu não tento tampar o Sol com a peneira, só digo que não precisamos ser radicais e explicitos(em algumas situações) quando podemos ser sutis, implicitos e causar muito mais impacto ao mesmo tempo, fazendo com que esse ''Sol''(o da verdade) brilhe muito mais de modo que não possa ser tapado.

    Como o comentário deixa bem claro (para quem o entendeu)eu concordo plenamente com o Pedro em suas criticas, porem, todos conhecemos o seu temperamento, e é nesse ponto que eu dei um toque.

    Como todos todos perceberam(inclusive no comentario anterior)eu procurei dar meu ponto de vista e ao mesmo tempo ser sutil para não parecer grosseiro, e em momento algum apelei para a ofença.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Conhecem seu temperamento? Poxa, eu sou um doce de menino, risos!
    Fiquei magoado! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    ResponderExcluir
  6. Eu não vou ser sutil. Aliás, poderia ser muito mais contundente se eu quisesse. Amigo, a fala doce não ajuda em nada, se não formos na raíz do problema e mostrar a realidade nua e crua já é dificil mudar, por que eu vou colaborar com a SOCIEDADE MAIS RACISTA DO MUNDO? A gente aprende que o racismo no Brasil é velado, escondido, porque eu vou ficar dando "pistinhas" de esconde-esconde pra branco racista? Não, assim eu vou ta contribuindo pra que o racismo se perpetue. E brancos conscientes, entendem minhas criticas e de muitos outros militantes que conheço na internet, que sempre estou em contato, inclusive: grande parte deles são BRANCOS, FENOTICAMENTE BRANCOS MESMO, o que não os impediu de ver o racismo na sua face mais sincera e admitir o quando sua classe é prejudicial para a negra. Ponto. Não faço conchavo com bandido, quem quiser conversar sobre o assunto demonstrando vontade de MUDAR, eu sou totalmente aberto e gentil. Agora, gente que NÃO quer enxergar, eu não vou servir de rayban pra ninguém. Eu não preciso ficar patrocinando amigos, circulo social, e pessoas desconectas da realidade para viverem comigo.

    ResponderExcluir
  7. Alison, um racista nunca pensou em ser sutil quando for te chamar de macaco. Um racista nunca vai ser sutil quando for te barrar em algum lugar. Um racista nunca vai ser sutil quando for te agredir. NUNCA!

    POR QUE, EU.. que tô tentando lutar pela justiça vou ter que ser SUTIL COM ESSA CORJA?

    Você não acha isso muito injusto não?

    Até quando os bons vão ter que ser sutis com os opressores? Você que é um menino aparentemente religioso, como Jesus expulsou os mercadores do templo? "Saiam da casa de meu pai, senhores. Por favor." Não, ele expulsou com veemencia. Foi atitude diferente de sua conduta foi? Mas, até ele se insurgiu contra a opressão e porque eu, que sou livre, respeito as leis e as pessoas dentro do possivel, não posso ser SINCERO CONTRA UMA CORJA QUE AGE DE FORMA SUJA HÁ MAIS DE 500 ANOS? Eu me alio com qualquer um, desde que queira mudar a condição miserável dos negros. Independente de quem seja, agora não posso ficar passando a mão na cabeça de racista, JAMAIS!

    ResponderExcluir
  8. Se é difícil fazer críticas a um texto sem relaciona-lo com seu autor como é possível olhar criticamente para um texto que não se conhece quem o escreveu?
    Ser sutil e implicito é o mesmo que tampar o Sol com a peneira sim!Até pq se deixar as coisas acontecerem fizesse o Sol de verdade brilhar de maneira q não pudesse ser tapado(como você disse)isso já teria acontecido a muiiiiito tempo!
    é por essa falta de posicionamente que a sociedade continua a velar seus preconceitos e ele nunca morre!
    Se omissão fosse sinal de sucesso então não estaríamos a falar de racismo pq ele não existiria,mas acontece que existe!
    O preconceito uma hora ou outra bate na porta e enquanto aceitarmos pra ser sermos aceitos estaremos apenas sendo fantoches!
    E nossa vc deu um toque em relação ao temperamento dele,parabéns!Tenho certeza que isso mudou a vida dele!=)

    Em algum momento eu disse que você apelou para a ofença?Ou tentou de maneira ironica dizer que te ofendi?

    Muiitas pessoas não entenderam seu comentário,não foi só eu!
    Maas já que estamos aqui...o que você queria ressaltar dizendo q sua empregada é branca?

    ResponderExcluir