terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cientista italiano reproduz o Santo Sudário e o classifica como farsa

"Um cientista italiano afirma ter reproduzido o Santo Sudário, um feito que, segundo ele, prova definitivamente que o linho reverenciado por alguns cristãos como a roupa de enterro de Jesus Cristo é uma farsa medieval.

Testes de data por carbono feitos por laboratórios em Oxford, Zurique e Tucson (Arizona) em 1998 causaram sensação por datarem o sudário entre 1260 e 1390. Os céticos disseram que era um trote, possivelmente para atrair o rentável negócio da peregrinação medieval.

Mas cientistas não sabem explicar ainda como a imagem foi deixada na roupa."

Texto na íntegra: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u634163.shtml

.

TEMA: RELIGIÃO - Artigo de opinião

É mais um grande golpe que a religião cristã sofre nos últimos tempos. O século XXI traz à tona novas filosofias "anti-religiosas" como ocorreu com grande ênfase no período iluminista e no século XIX quando Nietzsche afirmou: "Deus está morto (Gott ist tot em alemão)". Além desta frase bombástica, ele também é conhecido por associar a dor com o prazer, uma loucura, portanto não podemos refletir ao pé da letra sobre suas obras. Porém, é comum vermos mais jovens ateus e agnósticos, ou melhor, jovens com um pensamento crítico mais apurado sobre o pensamento religioso. E não é por menos, pois neste tempo de conflitos culturais e religiosos, percebemos que a religião não é tão ecumênica e pacificadora como ela foi pintada. São milhares ou milhões de mortes através dos tempos, desde a Inquisição até o fundamentalismo islâmico de hoje e apenas um motivo não mudou: guerrear em nome de Deus. Pois é, O. Bin Laden guerreia em nome do divino! Algumas igrejas evangélicas apoiam a erradicação das crenças de matrizes africanas (e quando digo erradicação isso pode ser compreendido por agressões até assassinatos) comumente chamadas de "macumba". Porém, que contradição total, afinal em uma determinada "empresa" evangélica ocorre uma tal "Sessão do Descarrego", um ritual africano de libertação espiritual milenar! A Igreja Católica Apostólica de Roma é outro personagem principal desta guerra, afinal até um Estado Católico existe (o Vaticano) o que mostra muito bem que a democracia não é a verdadeira bandeira católica, e que sua força opressora continua ativa, como pude constatar num documentário exibido pela TV Cultura, sobre as constantes missões "civilizadoras" da igreja, que além de roubar e inferiorizar outras culturas, agora são alvos de denúncias sobre pedofília. Portanto, essa nova velha descoberta de que a religião vem agindo de uma forma dúbia através da história, dando conforto para alguns e muito sofrimento para outros é claro, como é claro o comércio religioso, essas grandes holdings que são as igrejas, independente de que vertente seja. Tudo que foi exposto é real e contra isso não há argumentos.
Portanto, que fique bem claro é preciso fazer uma distinção de religião e religiosidade. A última, se caracteriza como fé, sentimento de esperança inerente ao ser humano, pelo menos por um tempo (risos). Essa análise sempre será díficil de ser feita, pois constatamos as falhas do lado religioso e de outro as falhas políticas do ateísmo. O governo de Stalin (URSS) e Mao-Tsé (China), ambos ateus, são responsáveis pelos maiores genocídios recentes, em que milhões de pessoas foram mortas. E agora eu mesmo me pergunto: É possível acreditar em Deus depois de Auschwitz? É possível acreditar na razão depois de Hiroshima? As duas respostas categórias seriam um não. Porém, como todo ser humano conflituoso que todos somos, ainda ficamos à espera de respostas e dogmas reais e de uma razão humanizada.
E concluo dizendo: Como é díficil ser humano. São tantas perguntas sem respostas.O que realmente não pode ficar em dúvida na cabeça de ninguém, é que o mundo ainda pode ser mudado. Seja por Deus ou por nós. A esperança sempre viverá.

Pedro Henrique do Amaral.

Um comentário:

  1. A mente do ser humano, em sua qualidade finita, se pretende capaz de apreender "um Deus" de natureza infinita. Por isso vemos tanta gente dizendo "o que Deus quer", e logo se pondo como portador da "Vontade de Deus"...como o finito pode determinar o que quer o infinito? Só um tolo tenta medir todo o céu através do buraco de um canudo...

    Continuemos...

    ResponderExcluir