terça-feira, 6 de outubro de 2009

Falha na Educação

O vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou o Ministério da Educação a cancelar a prova, que seria aplicada no fim de semana para 4,1 milhões de candidatos em 1,8 mil cidades do País. A decisão foi tomada pelo ministro Fernando Haddad após ter sido alertado pela reportagem do Jornal O Estado de São Paulo sobre a quebra do sigilo do exame. A redação do jornal foi procurada por um homem que dizia ter uma cópia da prova que seria apliacada e que pedia 500 mil reais por ela.O jornal checou sua veracidade e de fato era o exame,assim houve o cancelamento.
Finalmente o MEC e o INEP divulgaram uma nova data para a aplicação do Enem, ocorrerá no primeiro final de semana de dezembro.
Ao que se sabe, os cofres públicos não serão ressarcidos dos seus 38 milhões de reais pagos a empresa que aplicaria o exame se não existirem provas concretas sobre o envolvimento da mesma nessa fraude.
O que parecia, principalmente para os alunos da rede publica, uma chance de ingressar em uma faculdade federal veio mais uma vez ressaltar as falhas do “sistema”.
O jovem deve acreditar em seu futuro profissional, mas não há nada que garanta seu caminho até lá...Se já é difícil fazer com que os estudantes em sua maioria levem os estudos a sério, imagina então em um país que até a aplicação de provas é fraudulenta!
A faculdade publica deveria ser para estudantes de escolas públicas, essa seria a ordem lógica, mas infelizmente não é assim que acontece. O governo poderia pelo menos tentar ressarcir os alunos que recebem uma educação de péssima qualidade oferecendo uma boa formação acadêmica a eles, mas não o faz.
Não é justo que aqueles que estudam e se dedicam tenham que competir com candidatos que possivelmente possuem o gabarito dos vestibulares.
É obvio que o aluno que tem condições de comprar uma vaga na faculdade ou o gabarito de uma prova tem também condições de pagar a mensalidade de uma faculdade particular. Então tudo isso para que?
O fato de o ENEM servir como a primeira fase na maioria dos vestibulares das federais aumentou sua visibilidade e ao que parece aquela historia que facilitaria para os alunos de escolas publicas nada mais era do que balela!







Jéssica Elisa Posenato

2 comentários:

  1. um verdadeiro absurdo isso que estão fazendo!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente! O Estado mais uma vez foi surpreendido e acabou com a esperança de milhares de jovens.

    ResponderExcluir