quinta-feira, 12 de novembro de 2009

BANCO: Entrada para brancos e entradas para pretos

Olha o PRAVDA ativo denovo gente! Estavámos ausente, mas o dever nos chama e estamos aqui novamente para cutucar você nosso querido leitor, que sentado na sua confortável poltrona, talvez esteja com dificuldades de visão. E não vá ao oftamologista, o seu caso é mais grava que uma miopia, é uma catarata moral!

PRIMEIRO, ENTRE NO LINK E VEJA O VÍDEO, SENÃO O QUE EU ESCREVER AQUI NÃO TERÁ SENTIDO:
Link: http://www.youtube.com/watch?v=LQee_J0K4BY


Eu já estou ficando redudante né? Eu venho aqui e sempre estou batendo, de leve, na sociedade que nos cerca. E hoje, uma amiga me mandou este vídeo, que mostra como o Brasil é racista, que precisamos de Cotas e que há pelo menos dois Brasis: o do branco e o do preto. Ah, e tem aquele que engloba quase todos, que é o mundo dos ímbecis intelectuais, socialmente falando.
O vídeo mostra um homem branco entrando numa agência do Banco Itaú, com uma bolsa e roupas normais. Ele entra em menos de 5 segundos pela porta de racialização. Afinal, apesar de parecer pobre, ele ainda é branco, ou seja, possui uma taxa quantitativa de melanina parecida com os filhos do Diabo. Sim, aquelas que manipulam a mídia, as instituições e a SUA CABEÇA para ser racista/machista/elitista/sexista só pode ser filho do coisa ruim. Então, o sistema de racialização do banco quando vê um branco, logo reconhece aquela possível ascendência e deixa-o passar livremente. O branco que entrara no banco, agora sai e entrega a mesma bolsa para um preto, que vestido com roupas da mesma qualidade, porém preto e de cabelo duro, agora tentará colocar à prova o sistema de racialização do banco. Ao tentar entrar com a mesma bolsa pela porta racializadora, o que você acha que aconteceu, meu querido leitor? Se você não for medroso, você disse e acertou: o sistema racializador barrou o homem preto! Por quê? Eu já disse: existem mundos diferentes, vocês não querem acreditar. Talvez não queiram porque são da mesma raça que o sistema quer ver, com um revés é óbvio, você deve ser pobre, mas não chore... você ainda é branco! E como tal, existem cotas para ti, ser ingênuo, puro, belo e incapaz de fazer o mal (isso tudo o dicionário que diz e não eu)! Pois é, os nossos "irmãos" brancos pensam que são pessoas meritocráticas! Vamos rir deles? Eles passam na universidade e acham que são "os caras", coitados, na verdade nunca terão o que os pretos tem, uma irretocável moral histórica! Só que o duro desse romance radical de um menino negro, filho de branca e negro, que vos escreve com grande raiva agora será taxado de conto extremista, que isola fatos para criticar pessoas de cor branca. Ai, como eu sou mau! E aqueles que barram, e aqueles que são incapazes de perceber que seu mundo é facilitado, que desfruta de privilégios porque são semelhantes de pele daqueles que "conquistaram" o poder com a força da espada, depois com a força da pólvora e agora com seus mísseis malditos, que só trouxeram e trarão mais vítimas do sistema, são o que além de animais? Pera aí, deixa eu ir pedir desculpa pro meu cachorrinho que não merece ser chamado de racista.

Mate o espírito do Diabo que te assola. Eu sei que minhas palavras são duras, mas elas vem carregadas de esperança e de compaixão, te coloco contra a parede para tentar te ajudar. Sei que não sou ninguém, que também sou preconceituoso, que também luto diariamente pra justificar minha condição humana e minha chance de viver, mas o que eu lhe digo é verdade. Minhas metáforas são apenas instrumentos de libertação. E espero alforriar alguém, branco, preto, oriental, católico, protestante, todos têm o direito à liberdade. Afinal, "man is free!" (Jean Paul Sartre).

8 comentários:

  1. Aeeeeeeee, os posts voltaram.... Valeu a pena chamar o blog de "lixo" e quase ser linchado pelo prof. Júlio... Mas não é "lixo", foi só para as publicações voltarem... kkkk kkkkkkk kkkkkk kkkkkk kkkkk...

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao texto, sinto um sentimento de ódio dentro do eu-lirico... Alguma coisa tipo com sede de vingança pela históriaa.... Deve ser ruim viver com isso, parece ser algo sufocante... Mas ta certo no objetivo, vamos combater!!!

    ResponderExcluir
  3. Wagnão, se fosse histórica, com certeza eu não precisaria escrever este texto e nem o povo se mobilizar pra fazer esse movimento aí, que se chama: FLAGRANTE NO BANCO - PORTA NA CARA DO NEGRO. É muito atual, sempre foi, nunca saiu de moda!
    Poxa, se fosse sufocante para mais pessoas, seria tão bom, estariamos unidos pra vencer mais esse problema. Pena, que a sensibilidade social não parecer ser um privilégio de todos.

    ResponderExcluir
  4. Quando eu escrevi o texto, sabia que ia tocar na ferida dos racistas, hehe. O intuito é esse mesmo, colocar eles nos seus devidos lugares, sem água.. haha!

    ResponderExcluir
  5. Bom mesmo é ler os comentários no youtube sobre o vídeo...muita gente dizendo que é tendencioso...Minha tendencia é ter nojo dessa gente!
    As vezes questiono se temos armas pra lutar contra tanta ignorancia...
    Muitas pessoas não tem capacidade de refletir sobre o ocorrido...não se comovem acham tudo normal...Isso é SER HUMANO?Se é ainda bem que não somos dessa raça...

    ResponderExcluir
  6. Se é ainda bem que não somos dessa raça... (2)
    .
    Graças à Deus, né parceira? Eu sou um racista inveterado de pessoas desse tipo.
    .
    Jéssica, você disse armas? Pelo visto já estou vendo que você está a sentir a veia revolucionário pulsando, e percebendo, que na grande maioria das vezes, lutar contra imbecis convictos de forma diplomática não é eficiente. É que você não leu a biografia de L. King ainda, se lesse, teria vontade de pegar uma bazuca, entrar dentro do livre e ir engrossar as massas negras sedentas por igualdade.
    .
    Parabéns, amiga! Você é um grande prêmio pra humanidade.

    ResponderExcluir
  7. Sabe o que é pior?
    Diplomacia não funciona e aderir a outros meios é se igualar a quem criticamos...
    é um circulo vicioso...o tempo passa e quase nada muda...o pouco que mudou foi resultado de pessoas que passaram a vida tentando,apesar de parecer pouco promissor quero ser uma dessas pessoas...aliás acho que já somos...Desejo um mundo igualitario pras próximas gerações,foram gerações passadas que deixaram o mundo um pouco melhor pra nossa...é o esforço de cada formiguinha que faz o formigueiro ser o que é...


    Pedrinho:Somos prêmios pra humanidade!Faremos a revoluão acontecer!Esse blog será só o começo... =)

    ResponderExcluir