quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A garota do vestido





Assim como o titulo sugere, a estudante de turismo Geisy Arruda ficou conhecida por ir assistir as aulas com trajes que supostamente denegriam a imagem e a moral da faculdade Uniban.
O vestido da discórdia fez mais do que expor as pernas da moça,expôs também o falso moralismo que os próprios jovens que tanto defendem a liberdade de expressão aderiram.
Os estudantes a humilharam fazendo com que ela precisasse de escolta policial para ir embora sem correr ricos. De certa forma a direção da faculdade apoiou a corja de falsos moralistas ao expulsa-la da instituição,dias depois se arrependeu de tal atitude dada a possibilidade da família Arruda processar a Uniban.
É difícil entender que a sociedade que aplaude as mulheres da quitanda que estampa as capas da Playboy e ocupam o espaço na mídia é a mesma sociedade que julga e priva uma jovem de estudar.Contraditório,não?
Essas mulheres photoshopadas que fazem outras se sentirem inferiores por não terem suas curvas corrigidas por um programa de computador são o exemplo!O sonho de qualquer machista... as mulheres as invejam e os homens as desejam e a garota do vestido que é indecente e problemática?
Se a algumas décadas feminismo era queimar o sutiã,hoje é mostrar que mulher não é bibelô pra enfeitar cama de marmanjo!O machista que se coloca no lugar do pai da Geisy ou pai de qualquer outra mulher considerada vulgar e pensa que se sentiria envergonhado é o mesmo que enquanto homem baba por ela. Temos o direito de escolher o que vestir,quando a moda era garotos usarem o cós da calça na altura dos joelhos pra mostrar a cueca se chamava estilo,as mulheres usarem vestidos acima dos joelhos é
vulgaridade?
Chega disso!A independência feminina é nada alem que balela. Se antes nossa função era cuidar da casa, marido e filhos, atualmente é tudo isso e ainda trabalhar pra ajudar no orçamento doméstico e como se não bastasse temos sempre fazer o dobro para conseguir reconhecimento no mercado de trabalho,ainda sim recebendo menos.
Depois de tudo isso agüentar cobranças do marido por não sermos A Mulher Maravilha ou Melancia, que seja. Ligar a televisão e ver uma moça sendo ofendida e gerando polêmica por um inofensivo vestido.
A quem devo agradecer por esse promissor futuro?
Não sou hipócrita pra achar que nada foi conquistado, mas também não sou hipócrita pra achar que chegamos ao topo. A mulher vem conquistando seu espaço a passos lentos,no fim esse espaço é dado pelo homem para ficarmos satisfeitas e fecharmos os olhos pra não enxergar que quase nada mudou.Vai vê tudo isso é mentira e realmente temos essa tal independência e almejada liberdade...eu que devo ter mania de perseguição!

5 comentários:

  1. Blog devidamente atualizado!

    Peço desculpas pela demora...prometo que não abandonarei os posts novamente!

    E claro...aguardo comentarios! =)

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim! No texto de sociologia eu expuis o mesmo pensamento. Os setores discriminados da sociedade ainda têm cordas colocadas em seus pescoços e sua independência é limitada pelo dominador. No caso das mulheres, os homens. Sinceramente, eu fico meio preocupado em perceber quão relativizada é o conceito de liberdade para alguns. É só assistirem Datena, são 3, 4 casos documentados/dia de agressão à mulher. É realmente triste ver, que quando o ponto de vista coerente como o seu Jéssica é exposto, a maioria das mulheres ainda se encontram num estado de alienação tão grande, que provavelmente vão tirar sarro.

    ResponderExcluir
  3. Pois é...eu realmente penso que os preconceitos em relação a mulher são provenientes da submissão que ela aceita...é dificil entender essa sociedade...
    O "machismo" da o tapa e esconde a mão...e a massa como sempre aplaude,como é o caso da Geisy agora se ela aceitar posar pra resvista masculina será muiiito mais criticada...mas critica por critica desejo que ela aceite a proposta e melhore suas condições de vida,pq julgar o povo julga...ela é que tem que aproveitar a oportunidade de tirar uma grana...

    ResponderExcluir
  4. Jéssica: É isso mesmo. A mulher não aceita porque é submissa. O machismo/racismo são bem parecidos. Nos dois, o opressor faz o que você disse: bate e esconde a mão. Ele coloca a culpa por te maltratar em você mesmo, dando exemplos: a mulher ganha menos que o homem, porque ela é submissa, gosta de receber ordem. Não é verdade, ela apenas não foi ensinada a se revoltar, a protestar... ou seja, ela está totalmente "no ponto" do sistema usá-la, explorando-a. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. Essa parte que falei sobre o machismo ser proveniente da submissão que a mulher aceita me referia ao machismo da propria mulher para com ela mesma...
    Assim como no racismo...não é nada facil ver que o oprimido as vezes é opressor dos iguais a ele...Essa falta de união faz com que cheguemos a lugar nenhum!
    Eu culpo a submissão pq ninguem vai lutar pela minha causa se não eu mesma!
    aceitar é continuar na desigualdade...

    ResponderExcluir