quarta-feira, 25 de novembro de 2009

AHMADINEJAD E A HIPOCRISIA‏ por: Jorgito

Esse é texto eu recebi por email. Seu ator é Jorgito, arquivista formado pela UniRio e professor de História da Associação Mangueira Vestibulares:


A visita do presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil, pôs em polvorosa a mídia burguesa.´´Afinal, o que esse cara veio fazer aqui?`` Perguntaram sempre aos telespectardores, leitores e ouvintes incautos, já com uma sinistra imagem de Ahmadinejad, formada em suas cabeças, cortesia do tratamento dispensado pela mídia burguesa ao líder iraniano, que o associa à terrorista, extremista, besta bíblica e outros adjetivos cada vez piores, em virtude de seu comportamento totalmente anti-EUA.

Para muitos, o Irã é o mais novo vilão de Hollywood, como eu já me referi em outro texto tempos atrás, apenas porque enrique urânio, produz energia nuclear e não permite a intromissão de nações imperialistas e belicistas do ocidente(os EUA principalmente) em seus assuntos. Aliás, como toda nação soberanta tem o direito de agir.

O Irã, foi ´´pintado`` como a essência do mal, o IV Reich, o maior inimigo da humanidade, exatamente como o Iraque, alguns anos atrás, quando acusado falsamente de ´´possuir armas de destruição em massa``. O Oriente Médio é o alvo predileito dos interesses imperialistas estadunidenses no momento, lá está grande parte do ouro negro(petróleo) e a assensão do consumismo desenfreado em países como Barein, Omã, Catar, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. Países notadmente pró-Ocidente(leia-se EUA e Europa), que apesar deste comportamento ainda são fortemente voltados para a questão cultural em que a religião islâmica norteia suas vidas.

Antes de ser conhecido como Irã, o atual território, cuja capital é Teerã, era conhecido na antiguidade como Pérsia. Um grande império, que geográficamente situa-se na região onde o Ocidente encontra o Oriente, onde o comércio e o intercambio cultural ferviam.

Justamente por ser este ´´ponto de encontro``, a Pérsia sofreu muitas invasões como das hordas de Genghis Khan e posteriormente dos árabes, por conta da expansão islâmica, que abateu grande parte da Ásia, fazendo com que muitos praticantes do Zoroastrismo por exemplo - ( a crença surgida por volta de 1000 A.C onde o profeta Zaratustra, revelou que havia uma divindade suprema entre todos os deuses adorados - Ahura Mazda) em que seu conceito de anjos, ressurreição e juízo final, poderia muito bem ter influenciado outras religiões - se convertessem ao Islã.

Os Persas, tiveram como seu rei Ciro o grande, que libertou os cativos hebreus na Babilônia(atual Iraque) em 539 A.C.

´´Esse império chegaria a abranger mais de 23 diferentes povos, que coexistiam em paz sob um governo central baseado em Pasárgada - um império que em seu auge, sob Dário, o sucessor de Ciro, estendia-se desde o Mediterrâneo até o Indo. Assim pode-se dizer que a Pérsia foi a primeira superpotência do planeta.`` Fonte: National Geographic. Agosto de 2008

Mais recentemente o Irã, foi alvo das cobiças das nações ainda em fase inicial da Revolução Industrial, quando o petróleo jorrou com força pela primeira vez naquele país no início do século XX, causando uma verdadeira corrida desenfreada por europeus e estadunidenses, para controlar suas reservas.

´´O Irã é um exemplo claro do Ocidente, alardeando valores democráticos e humanos básicos para atingir seus objetivos políticos e econômicos a curto prazo.(...) O Irã foi governado por uma dinastia de xás de 1848 até a revolução de Khomeini em 1979. O elemento mais irônico na história do Irã é que a democracia parlamentar estava se consolidando em Teerã no início dos anos 1950. O processo foi interrompido por uma parceria britânico-americana que resultou, em agosto de 1953, em um golpe patrocinado pela CIA contra um governo iraniano legítimo e democraticamente eleito.

Esse golpe não apenas destruiu o governo democrático no Irã, como fez gerações de muçulmanos suspeitarem e verem com cinismo as motivações ocidentais``. Fonte: Benazir Bhutto - Reconciliação.(Islamismo, Democracia e o Ocidente)

Depois da Rússia czarista, foi a vez de a Inglaterra dominar o Irã, até que conseguiu controlar todas as reservas de petróleo do país, criando a Anglo-Persian Oil Company, bombeando petróleo para fora do Irã, somente com a Revolução Bolchevique de 1917, a Rússia renunciou á sua parte no petróleo do Irã, permitindo que a Inglaterra ficasse absoluta como exploradora dos recursos naturais do país.

Mahamoud Mossadegh foi um personagem chave na História recente do Irã, na medida em que enfrentou a Inglaterra, para que esta tirasse suas patas do Irã, com isso, ganhou aprovação nacional, tornando-se muito popular. Com a saída da britânica, entra em ação os EUA, que com medo de uma aproximação política do Irã coma URSS(eles fazem fronteira) o Irã poderia tornar-se socialista, oque foi impedido pela Operação Ajax, em 1953, criando o caos e revoltas por todo o Irã, para desestabilizar o país, retirando Mossadegh do poder, assumindo definitivamente o xã Mohamad Reza Sha, totalmente submisso aos interesses internacionais.

Em 1963 um jovem aiatolá, chamado Ruhollah Komeini, liderou um protesto contra o xá, sendo exilado e voltando somente em 1979, para liderar a Revolução Islâmica, cuja primeira medida foi justamente invadir a embaixada estadunidense para sufocar qualquer tentativa de contra golpe, segundo alguns, Mahmoud Ahmadinejad(atual presidente) participou desta invasão.

Desde então o Irã, vem se mostrando um país anti-EUA, chamando este de ´´O Grande Satã``, inclusive envolvendo-se numa guerra fatricida de 8 anos com seu vizinho Iraque, amplamente apoiado pelos EUA, para derrubar a Revolução Islâmica que só fez crescer e fortalecer-se. Hoje o Irã é um país soberano, com problemas internos, como todo país tem, com abertura para as mulheres na vida acadêmica, 60% dos universitários do país são mulheres, que não vivem num reino de terror como a mídia burguesa gosta de mostrar.

Por seus discursos anti-Israel e a questão do Holocauso em que disse que não morreram apenas judeus e também ciganos e outras etnias, Ahmadinejad, é alvo constantemente de críticas da imprensa ocidental, jogando-o contra a opinião pública, dizendo ser o presidente do Irã contra homossexuais.

Por conta disso,alguns protestos de ´´conduzidos`` pela mídia burguesa aconteceram no Brasil contra a sua visita, que todo chefe de estado tem, chamando Ahmadinejad de intolerante e caindo na besteira de estender uma faixa com os dizeres: ´´Negar o Holocausto é como negar a escravidão no Brasil``

Ora, mas muitos no Brasil o fazem, não é mesmo? Posicionando-se contra as cotas raciais e as Ações Afirmativas, negando aos homossexuais o direito de se expressarem como as Igrejas Católica e Protestante, bem como recentemente Zito, o ´´dono`` de Caxias, não permitiu que os Gays desfilassem em ´´sua`` cidade.

Da mesma forma, cultos afro-brasileiros são perseguidos por grande parte da sociedade pré-conceituosa, que chegam ao cúmulo de invadir templos para destruí-los e poucas ´´entidades`` manifestaram-se ou manifestam-se contra esses episódios. É sempre bom lembrar também que a Igreja fechou os olhos para o massacre de Judeus na II Guerra, bem com legitimou a escravidão nativa e negra, então que hipocrisia é esta que estamos vivenciando? O sujo falando do mal lavado? Ou melhor: O sujo alienado, falando de alguém cuja história lhes contaram de uma maneira distorcida?

Acompanhei na noite passada, a conversa entre Jô Soares e Willian Waac. Enquanto o segundo tentava explanar sobre suas experiências e boas e más impressões de Ahmadinejad, quando Willia Waac o entrevistou.

Jô constantemente o interrompia, fazendo piadinhas ridículas sobre o presidente do Irã. Entre outras coisas, Waac disse que ´´Ahmadinejad era muito articulado e só sorriu no início da entrevista.``

Waac disse também que ´´ é ruim para o Brasil, ficar ao lado do Irã, nesta questão da energia nuclear.`` Ora, mas Israel tem armas nucleares, os EUA idem, a China também, assim como a Rússia, então porque o Irã não pode ter?

Porque não fizeram as mesmas piadinhas e protestos quando George Walker Bush esteve nestas paragens? É a face da submissão total da mídia burguesa ao seu amo e senhor, EUA.

Paz para todos.

Um comentário:

  1. Tenho ressalvas sobre Ahmadnejad sobre homossexualismo. Aliás, faço ressalvas ao Islã. Pensando melhor, faço ressalvas ao hinduísmo, judaísmo, cristianismo católico, protestante (..). Todos são homofóbicos. Todos têm representantes nacionais homofóbicos. Seus países também enriquecem urânio. Alguns têm bombas atômicas. Por que tanta hipocrisia contra o presidente iraniano então? A única diferença é a maquiagem de sociedade liberal do ocidente.

    Pedro Amaral

    ResponderExcluir