quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Presente Global na Semana da Consciência Negra


"Nas cenas, Helena é humilhada e se ajoelha em frente à amargurada Tereza, que não perdoa o gesto e dá uma série de tapas na modelo. Notem que Tereza está tão altiva e certa de quem tem razão, que nem tira a mão do bolso para esbofetear a rival.

Helena, sentindo-se culpada e pensando que realmente merece a agressão, não faz nada."

.

Eu acho que estava louco quando eu esperava uma outra posição da Globo, a mãe da ditadura. Como MV BILL já disse em suas músicas: "é de novela de escravo que a emissora gosta, mostra os pretos chibatadas pelas costas". Em plena semana da Consciência Negra, numa novela de protagonista negra, numa situação dramática em que a personagem mucama de Helena é isenta de culpa pelo acidente da filha da Senhora do Engenho, é esbofeteada de joelhos, da mesma forma que os nossos ancestrais eram. Pois é, o tronco não saiu de moda. Muito menos perdeu sua eficiência, pois isso não lhe falta. Além de reproduzir o racismo e a submissão latente e escondida atrás dos caricatos personagens de Maneco, sua trama ainda trava uma outra briga retrógrada, que é afirmação nacional de que o aborto é um crime. E o pior: faz a personagem que abortou concordar com a imperatividade da senhora de Engenho. É o racismo e o machismo juntos, unidos, co-irmãos de sangue firmes no propósito da sua criação.
.
E mais uma vez, aqueles que ainda acreditam no sonho de uma coexistência pacífica e principalmente sincera, ficam a ver navíos, ou melhor, veem navios... Mas são antigos, são navios negreiros.

Um comentário:

  1. Oi, Pedro. Muito bela a maneira como concluiu o texto. E boa matéria, pois eu que não assisto a novela nem saberia disso. Que infelicidade... Tomara que muitos vejam essa observaçao sua. Valeu. Depois quero conversar com vc a respeito de um vídeo sobre formas de manipulação da mídia. um abção!!! Meire

    ResponderExcluir