segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

E no país da Democracia Racial...

Mais um caso de racismo explícito passa em branco aos olhos do judiciário brasileiro.
.
http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/justica-manda-soltar-estudantes-de-medicina-acusados-de-racismo-em-sp-20091214.html
.
Três estudantes de medicina de uma faculdade particular de Ribeirão Preto, no interior paulista, acusados de racismo contra um trabalhador de 55 anos foram soltos no sábado (12), à noite. Os advogados de defesa conseguiram a liberdade provisória concedida pelo juiz plantonista Ricardo Braga Montesserat. O trio foi autuado em flagrante por racismo, crime inafiançável e que prevê pena de um a três anos de prisão.

Emílio Pechulo Ederson, de 20 anos, Felipe Grion Trevisani, de 21, e Abrahão Afiune Júnior, de 19, foram presos suspeitos de agredir Geraldo Garcia, que seguia de bicicleta para o trabalho no início da manhã de sábado. De carro, os jovens se aproximaram e um deles teria desferido um golpe nas costas de Garcia, com um tapete enrolado, e gritando "negro".

Segundo testemunhas, os três teriam vibrado com a ação. Dois vigilantes que tinham saído de um evento e testemunharam o ocorrido seguiram e detiveram os estudantes numa avenida próxima. A Polícia Militar (PM) os levou ao 1º Plantão Policial. A defesa alegou que não houve agressão nem conotação racial para que os três jovens ficassem presos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

.
OPINIÃO: Mais uma vez o PRAVDA, em meu nome e no nome da Jéssica, em nome da liberdade de expressão, da defesa das relações sociais no Brasil em favor dos setores oprimidos da sociedade, venho novamente demonstrar minha indignação. Tenho o sonho de ser um grande magistrado no futuro e ver uma legislação fraudulenta, fraca e tendenciosa é muito duro pra mim. Ao pensar nesta carreira, vêm-me à cabeça à defesa da justiça social em primeiro plano. E o que vejo? Mais um juíz racista. Arrisco-me a dizer que ele é racista. Arrisco-me a dizer que a maioria das pessoas no Brasil são racistas. Não posso provar, pois a covardia é generalizada, exceto quando alguns animais, perdoem-me os animais, como esses estudantes aí agem em grupo. No Brasil de Gilberto Freyre, de Ali Kamel, de Demétrio Magnoli e Diogo Mainard, todos reacionários e racistas inveterados, no Brasil existe uma cordialidade entre pretos e brancos. Mentira! Sou negro, multi-étnico, ideologicamente partidário da causa negra e digo com clareza: o Brasil é o país mais racista dentre as nação multirraciais. E essa minha análise não é isolada, leiam os artigos anteriores e vejam quantos casos publicados na mídia foram expostos. Pois claro, a maioria dos crimes de conotação racial não aparecem na mídia. Aliás, só aparecem quando é muito escancarado. E se é veiculado, é de forma suscinta, sem detalhes, com a mesma frieza de um juíz de tão baixa estirpe como o desse caso julgado.

6 comentários:

  1. Creio eu também, o juíz ser racista. Um absurdo. Mas infelizmente, o preconceito sempre existirá, nas pessoas mais próximas.
    O caso dos crimes de conotação racial não aparecerem em mídia, eu nunca tinha reparado! E é a mais pura verdade! Só quando é muito 'escancarado', e sempre aquela coisa chulá, sem detalhes. O que já se torna um preconceito. Poderia usar disso para ajudar a combater, mas não!

    ps: O que acho um absurdo também, porque imagens de Deus é retratado com olhos claros, sempre?
    Pra mim que Deus é negão!
    Na minha família tem negros, sou loira, dos olhos claros, e honro minha parte em 'preto'.

    Amanda Lara.

    ResponderExcluir
  2. Salve Pedro.
    Esse senhor que sofreu racismo foi entrevistado ontem de manhã por um jornal da Record (não sei o nome do jornal, só sei que passa toda manhã e são duas mulheres que apresentam).
    Acho que dá para encontrar a entrevista no youtube. E, realmente, o sistema judiciario brasileiro ainda possui muita dificuldade em processar crimes de racismo, mas a coisa esta melhorando (pode ver que agora existem leis, não só punitivas, para diminuir o racismo - vale a pena ver as diretrizes escolares para o ensino da história da áfrica e da cultura afrobrasileira - é um texto muito interessante).
    Procura também as pesquisas de um sociólogo chamado Antonio Sérgio Guimarães. Ele estuda os casos de denúncia de racismo realizados na polícia contra o racismo de S.P.
    Outra coisa, não acho que dá para colocar no mesmo saco Gilberto Freyre com Diogo Mainardi, Ali Kamel e Demetrio Magnoli. Mas isso já é outra questão.
    Abraços e o blog é bem legal. Vou passar a lê-lo com frequencia.

    ResponderExcluir
  3. Eu nem fico mais incrédula. Todo dia ou semana é uma notícia semelhante. O negro pode até ser acusado de racismo, por existir!! Talvez, o negro estivesse andando de bicicleta na frente do carro dos caras, quem sabe? Talvez o delega, tivesse doidinho pra fazer o mesmo, quem sabe? Mas o que dói mais, é ver o Estado declarar semelhantes aberrações, que se dizem humanos, inocentes, receber por isto, aja visto que os racistas pagaram 5 mil reais de fiança (por um crime inafiançável!) e mais uma vez, o negro saiu com sua dor, humilhação e ao invés do chicote, tapetadas nas costas e o Estado, ficou com 15 mil reais (5 mil de cada racista), mais rico.
    Acho que o Estado de São Paulo, está é fazendo muita grana, com chibatadas nas costas do negro. Sinto em dizer, mas irmãos negros, preparai-vos!!!
    Voltamos à época da escravidão!!!

    ResponderExcluir
  4. Um sujeito teve coragem de falar pra mim ontem: "O nosso racismo é bem leve...".

    ResponderExcluir